quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Fui criado com princípios morais comuns ...


Quando era pequeno , as mães , os pais , os professores , tios , vizinhos , avós , eram autoridades dignas de consideração.

Quanto mais próximos ou mais velhos, mais afecto.Impensável responder de forma mal educada os mais velhos, aos professores ou autoridades. Confiávamos nos adultos , porque todos eram pais, mães , ou vizinhos da nossa rua , do nosso bairro , ou da nossa cidade.

Tinhamos medo apenas do escuro , dos sapos , e dos filmes de terror.

Tinhamos respeitos por tudo.

Hoje deu-me uma tristeza infinita por tudo aquilo que perdemos. Por tudo aquilo que um dia nossos netos enfrentarão! Pelo medo no olhar , das crianças, dos jovens , dos velhos e dos adultos.

Perante tudo o que enfrentamos hoje, pelas coisas que temos e não deveríamos ter, pelas imposições que nos atingem sem sermos consultado, pelas obrigações e deveres contraditórios, pelo desnorte de todos que concordam com essa incoerencia da sociedade , por tudo isto, fiquei triste , muito triste.

Já não temos confiança em ninguém , já não acreditamos em ninguém. Desconfiamos de toda a gente , porque toda gente desconfia de nós. Está tudo trocado!

Temos direitos humanos para os criminosos, deveres ilimitados para os cidadãos honestos. Amnistia para corruptos e ladrões!

O que aconteceu conosco? que sociedade temos?

Professores maltratados na sala de aula , comerciantes ameaçados por traficantes , grades nas portas e janelas ...

Que valores são estes ?

Automóveis que valem mais que abraços.Filhas querendo uma cirurgia plástica como presente de passagem de ano. Telemóveis nas mochilas das crianças. Modernismo!

O que vai se querer em troca de um abraço? será que sabem o que é um abraço?

Abraços... vendem-se

Quando é que tudo desapareceu e se tornou ridículo ?

Como é que vamos mudar isto?Quando vamos por as coisas no lugar?

Onde é que para a dignidade humana ?

Eu gostaria de poder arrancar as grades da minha janela , deitar na varanda , e dormir com a porta aberta .Alguém se lembra de quando isso era possivél ?

Eu queria a honestidade como motivo de orgulho, a rectidão de carater e o olhar nos olhos .

Eu queria a vergonha na cara o olhar nos olhos. Eu queria a vergonha na cara , queria a solidariedade, a alegria , a esperança, a confiança.

Em vez de aplaudirmos o ter , deveriamos elogiar o SER.

Quem nos dera novamente o retorno da verdadeira vida , simples como a chuva, limpa como o céu de primavera , leve como a brisa da manhã. Definitivamente bela como o amanhacer.

Como Torga tinha razão! Como gostaria de ver de novo o meu mundo simples e comum! Lá existiam o amor , a paternidade , a solidariedade , com valores fulcrais.

A indignação diante da falta de ética ,de moral e de respeito.

Será que podemos voltar a ser gente ?Construir um mundo melhor, mais justo , mais humano , onde todos se respeitem? Não , não é utopia! Pensem um pouco. Será que vale a pena tentar?
Sim!Com toda certeza!Os nossos filhos merecem e os nossos netos agradecerão...


Texto adaptado- Arnaldo Jabor


Nenhum comentário:

Postar um comentário